Foto: Twitter/reprodução/@VP
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, disse neste sábado (18) que o governo norte-americano concluiu que a Rússia cometeu crimes contra a humanidade durante a guerra da Ucrânia, que completa 1 ano em 24 de fevereiro. “Examinamos as evidências, conhecemos os padrões legais e não há dúvidas: são crimes contra a humanidade”, afirmou Harris na 59ª Conferência de Segurança de Munique.
“E eu digo a todos aqueles que perpetraram esses crimes e a seus superiores que são cúmplices desses crimes, vocês serão responsabilizados”, acrescentou a vice-presidente dos EUA.
Washington espera que a conclusão possa ajudar a isolar ainda mais o presidente russo, Vladimir Putin, e galvanizar os esforços legais para responsabilizar os integrantes de seu governo por meio de tribunais e sanções internacionais.
O crime contra a humanidade é considerado mais grave no direito internacional do que o crime de guerra –que já tinha sido determinado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pelos próprios EUA no ano passado. Significa que atos como assassinatos e estupros não só foram muito difundidos por determinado país durante um conflito, como dirigidos de forma sistemática e intencional contra civis.
“Vamos todos concordar –em nome de todas as vítimas, conhecidas e desconhecidas, a Justiça deve ser feita. Esse é o nosso interesse moral”, disse Harris.
“Nenhuma nação está segura em um mundo onde um país pode violar a soberania e a integridade territorial de outro, onde crimes contra a humanidade são cometidos impunemente, onde um país com ambições imperialistas pode não ser controlado”, acrescentou a vice-presidente dos EUA.
Segundo Harris, “outras nações podem se sentir encorajadas a seguir seu exemplo violento”.
Poder 360