Divulgação
Neste mês de fevereiro de 2023 foi dado início aos trabalhos para realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do projeto ‘Porto Potengi’, novo complexo portuário na margem esquerda do rio Potengi.
O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) apresentou o projeto conceitual de reestruturação do Porto de Natal em 2015. O projeto é fruto da parceria entre o CERNE e o Studio Catucci, e foi coordenada pelo então presidente do Centro, Jean Paul Prates. No ano passado, demonstrando a sua preocupação com o desenvolvimento sustentável da infraestrutura de logística de transporte do Brasil, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o mandato do senador Jean, decidiu aprofundar o projeto conceitual.
A primeira etapa do estudo deverá durar pelo menos seis meses e terá na sua execução um Consórcio liderado pela Dux Consultoria, uma empresa com larga experiência em projetos dessa natureza. Este contrato foi assinado pela CNT.
Em breve, o Consórcio estará em Natal para realizar pesquisas, entrevistas e visitas às entidades do setor produtivo, órgãos ambientais, empresas e também ao Porto de Natal, dirigido pela CODERN (Companhia Docas do Rio Grande do Norte), esta uma grande parceira no projeto.
O novo projeto portuário é tratado como expansão do Porto de Natal, que enfrenta dificuldades de operação e corre o risco de cair em desuso.
“O estudo de viabilidade do Porto Potengi é fundamental para que o Porto de Natal não fique a ver navios”, comentou Jean Paul Prates, idealizador da proposta.
O complexo portuário Porto Potengi prevê a recuperação do mangue do estuário, que está em boa parte já degradado; a recuperação do bairro da Ribeira; a construção de uma terceira ponte sobre o rio Potengi, e a concretização de uma conexão direta, por ramal ferroviário, entre o Porto, o Aeroporto (hub de cargas) e a Zona de Processamento de Exportações – ZPE.
O Projeto
O projeto estabelece a ampliação do porto de Natal para a outra margem do Rio Potengi, com a ideia de utilizar uma área degradada.
O escritório de arquitetura italiano Studio Catucci, escolhido pelo Cerne para desenvolver o projeto conceitual do novo porto da capital potiguar, é especialista em portos rasos situados em cidades históricas e turísticas, e em empreendimentos ambientalmente sustentáveis.
O Studio Catucci criou uma proposta baseada em dados da Federação das Indústrias do RN (Fiern) e da Companhia de Docas do RN (Codern). Além de modernizar a estrutura portuária de Natal, o projeto também cria um parque ecológico para preservação da área do entorno.
Dividida em etapas, a obra ainda incluirá a construção de uma terceira ponte entre as margens do Rio Potengi, objetivando o desafogamento do trânsito, a interligação rodoviária entre o porto de Natal e o aeroporto de São Gonçalo do Amarante para o transporte de cargas, e a ligação do porto com o modal ferroviário.
Histórico
O projeto de reestruturação do porto do Rio Potengi foi apresentado pela primeira vez ainda em 2015, durante o mandato da então presidente Dilma Rousseff. Na época, foi lançada uma chamada nacional para a atualização do programa de logística do Governo Federal.
Ao perceber que o Rio Grande do Norte não possuía nenhuma proposta neste sentido, o então diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean Paul Prates, decidiu apresentar o projeto elaborado pelo Cerne.
Mais tarde, já no Governo Bolsonaro, em 2020, durante conversas entre o senador e o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas sobre o Marco das Ferrovias, o tema do porto de Natal emergiu novamente. Jean defendeu junto ao ministério a necessidade do envio de recursos para a realização da obra de melhoria da estrutura.
Em julho de 2022, o Senador Jean e o Cerne promoveram um seminário para tratar da reestruturação do terminal portuário. O evento aconteceu na sede do Sebrae, em Natal. Durante o seminário, foi apresentada a proposta desenvolvida pelo Cerne junto ao escritório de arquitetura Studio Catucci para o porto.
Além dos representantes do escritório, do Cerne e do próprio Senador Jean, o evento reuniu entidades representativas do setor econômico, do meio ambiente, órgãos ambientais, representantes de mandatos políticos, entre outras instituições.
Na ocasião, foi anunciada uma parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) para a contratação do estudo de viabilidade desse projeto.