Foto: Fábio Tito/g1.
Zé Neto e Cristiano gravaram, no último sábado (28), o quinto DVD da carreira. A dupla nomeou o novo projeto de “Escolhas”. O título não surgiu ao acaso, mas após as diversas decisões tomadas pela dupla depois de um 2022 com diversos desafios e polêmicas.
O ano da dupla teve:
falas polêmicas no palco, envolvendo “tororó de Anitta” e Lei Rouanet, o que gerou diversos debates sobre shows com verbas públicas, além de uma série de apresentações canceladas de diversos artistas;
shows cancelados;
diagnósticos de Covid-19, costela quebrada, “pulmão de vidro”, entre outros problemas de saúde.
“Acho que tudo que acontece que dá errado, serve como aprendizado. E o que dá certo, serve para ensinar e ajudar o próximo. Então um conselho que eu dou: não perca seu tempo com discussões sobre política, religião, futebol”, afirma Zé Neto ao g1 ao ser questionado sobre as lições que levaram após tudo o que aconteceu ao longo do ano “atípico”, como ele cita.
No bate-papo, o cantor sertanejo e o parceiro, Cristiano, também afirmam que, por causa do período atribulado, chegaram a cogitar a colocar o pé no freio na carreira.
“A gente nunca chegou a cogitar parar de cantar, mas chegamos cogitar dar um tempo por tudo que vinha acontecendo”, explica Zé.
A dupla ainda falou sobre a saída do escritório Workshow, do qual faziam parte desde 2011, e citaram os novos sonhos de carreira, já que as metas do passado já foram atingidas. “Continuar agradando o nosso público, e conseguindo trazer novos fãs. Eu acho que é isso que é o grande sonho”, comenta Cristiano.
g1 – Durante a coletiva sobre o DVD, vocês comentaram que cogitaram colocar o pé no freio antes de decidirem pela gravação do projeto. Vocês estavam querendo parar, diminuir o ritmo, se separar?
Cristiano – Ele não se livra de mim, não.
Zé Neto – Na realidade, a gente sempre trabalhou muito. Acho que logicamente hoje, como qualquer atleta — a gente é um atleta da voz –, como um jogador de futebol, ele começa no auge, vem correndo, e depois ele vai querendo tirar o pé um pouco, vai ficando mais estratégico, aprendendo a lidar mais.
Foi isso que fez o nosso DVD se chamar “Escolhas”, porque a gente escolheu diminuir shows, escolheu agenciar a nossa carreira. A gente escolheu coisas mais saudáveis pra nossa vida, escolheu mais a nossa família. A gente nunca chegou a cogitar parar de cantar, mas chegamos cogitar dar um tempo por tudo que vinha acontecendo.
A gente vinha de um estresse muito grande, de um cansaço muito grande, pela rotina, por ter acostumado a ficar em casa com a pandemia. E depois ter que voltar, e voltar com 300 shows remarcados.
Isso deu uma crise na gente de ansiedade, de pânico. Então através disso, a gente conseguiu respirar e falar: ‘Vamos tocar nossa carreira do nosso jeito? Vamos na boa, na moral’. E hoje tá tudo maravilhoso, tudo do jeito que a gente gosta, então com certeza essa foi a escolha certa que Zé Neto & Cristiano fez.
Por G1.