Movimentação no Porto de Natal cresce 6,63% em 2022, aponta Codern

O Porto de Natal fechou o ano de 2022 com um crescimento de 6,63% nas movimentações, entre embarques e desembarques. O balanço do ano foi apresentado na terça-feira (3) pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que também registrou aumento de 10,04% no embarque de sal no Terminal Salineiro de Areia Branca (Tersab).

Os resultados foram divulgados pelo diretor-presidente Carlos Eduardo da Costa Almeida, que deve deixar o cargo nos próximos dias. O brigadeiro da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) também destacou marcos da gestão, como o arredamento do Tersab, incorporação do Maruim e obtenção da licença de operação do Porto.

Em números absolutos foram movimentadas 658.434 toneladas de produtos, com predominância de frutas frescas, trigo e açúcar. Em 2021, esse número foi de 617.469.

O balanço divulgado pela Codern mostra também que em 2022 houve aumento de 19,3% do número de atracações em relação a 2021, quando passou de 181 para 216. Em contrapartida, a quantidade de contêineres foi menor no comparativo com o ano anterior: passou de 24.186 em 2021 para 19.189 em 2022. O Porto de Natal recebe com regularidade navios para exportação de sal, importação de trigo e cargas de projeto eólico e industrial, mas é na movimentação de frutas que o terminal tem seu protagonismo. Cerca de 60% de toda movimentação vem das frutas frescas.

A retomada do processo de incorporação do Maruim como uma área que permitirá a negociação de granel e contêiner também foi lembrada pelo diretor-presidente. A ampliação prevista da área operacional do Porto é de aproximadamente 6 mil metros quadrados. “Todo mundo acompanha isso há muito tempo, a ocupação do espaço, a retirada do pessoal da área do Maruim, retomamos o processo, já estamos com tudo finalizado em Brasília na Secretaria de Patrimônio da União e eu tenho certeza, que se não formos nós, a próxima diretoria vai colher esses frutos”, comenta.

Com informações de Tribuna do Norte