Foto: Vinícius Marinho
O Instituto Câmara Cascudo está aberto à visitação gratuita até a próxima sexta-feira (30), em Natal, em comemoração ao aniversário do folclorista potiguar.
As visitas ocorrem na casa onde o jornalista, advogado, professor e escritor viveu 40 anos de sua vida, localizada na Avenida Câmara Cascudo, 377, no Centro de Natal, das 9h às 17h.
A casa foi construída na forma de um chalé, em 1900, pelo industrial Afonso Saraiva Maranhão e adquirida, em 1910, pelo futuro sogro de Cascudo, Desembargador Dr. José Teotônio Freire.
Em 1947, Cascudo comprou o chalé da sua sogra, Dona Maria Leopoldina Viana Freire, e lá ele viveu até o fim de seus dias, em 1986. Em 1990, ela foi tombada para preservação e conservação histórica.
A casa segue sob cuidados de familiares de Cascudo e foi aberta à visitação pública em janeiro de 2010, após a criação do instituto que guarda sua memória. Normalmente, o instituto cobra uma taxa de acesso, usada para manutenção do espaço.
No imóvel onde Cascudo produziu grande parte de sua obra, fica guardado o acervo bibliográfico e documental do escritor. Também há curiosidades como as paredes autografadas por grandes nomes da cultura e da política nacional do século 20, a biblioteca, a pinacoteca, o mobiliário de época e a coleção de comendas.
Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal no dia 30 de dezembro de 1898. Se vivo fosse, estaria completando 124 anos.
G1 RN