Foto: Mandel Ngan/AFP
Tempestade de inverno histórica nos EUA provocou, até o momento, o cancelamento de mais de 15 mil voos e o atraso de outros 51 mil, segundo dados mais recentes divulgados pelo site de rastreamento FlightAware. A nevasca, que afeta o país desde quarta-feira, já provocou 17 mortes em oito estados. Algumas mortes aconteceram nas rodovias. Em Ohio, quatro pessoas faleceram em acidentes relacionados com a tempestade.
Os voos começaram a sofrer atrasos já na quarta-feira, quando vários estados declararam estado de emergência, incluindo Nova York, Oklahoma, Kentucky, Geórgia e Carolina do Norte. Cerca de 8 mil voos foram adiados naquele dia, segundo o FlightAware. A maioria dos cancelamentos ocorreu nos aeroportos de Chicago O’Hare ou Denver, ambos internacionais.
Grande parte do país ainda sofria, neste sábado, com temperaturas perigosamente gélidas, pelo terceiro dia consecutivo. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) alertou que o frio representa uma ameaça à vida e pediu aos moradores das regiões afetadas que permaneçam em casa. Na sexta-feira, os ventos gelados derrubaram a temperatura para -48°C.
Os ventos polares provocam nevascas, especialmente na região dos Grandes Lagos. O NWS informou que a nevasca continuaria durante o dia de Natal, com uma “lenta moderação das temperaturas” apenas na segunda-feira.
O Globo