Projeto da UFRN leva pessoas com ELA para um dia na praia

Na manhã desta quarta-feira (21), um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) levou pacientes que sofrem de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) para participar de atividades no mar. A ação ocorreu na Praia de Ponta Negra, zona Sul da capital.
O principal objetivo da ação inédita “ELA na Praia: Atividades de Lazer para pessoas com doenças neuromusculares” realizada no dia 16 de dezembro, próximo a um dos principais cartões-postais de Natal (RN): o Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra.
O projeto informou que foi executado quatro etapas e, além dos pacientes, favoreceu alunos de graduação dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Educação Física: na primeira delas, os acadêmicos participaram de uma aula sobre doenças neuromusculares; o segundo passo foi vivenciar a prática da chamada praia inclusiva. Nessa etapa, os alunos tiveram uma aula prática sobre o uso de dispositivos auxiliares adaptados à água; em seguida, aprenderam sobre as principais recomendações para atividades físicas com pacientes com ELA e, por fim, debateram sobre os procedimentos de segurança na água.
ELA
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença rara e incurável, que causa a morte dos neurônios de controle dos músculos voluntários, caracterizada por rigidez muscular, espasmos musculares, e, gradualmente, aumento da fraqueza, devido aos músculos diminuindo de tamanho. Isto resulta em dificuldade de fala, deglutição, e, por fim, da respiração.
Tribuna do Norte