Fifa rejeita pedido de Zelensky para transmitir “mensagem de paz mundial” na final da Copa

Foto: Presidente of Ukraine Website/Reprodução

Um pedido do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para compartilhar uma “mensagem de paz mundial” antes do início da final da Copa do Mundo neste domingo (18) foi rejeitado pela Fifa. As informações são da CNN.

A fonte disse que o escritório de Zelensky está se oferecendo para aparecer em um link de vídeo para os torcedores no estádio do Catar, antes do jogo, e ficou surpreso com a resposta negativa. Não está claro se a mensagem de Zelensky seria ao vivo ou gravada.

No entanto, as negociações entre a Ucrânia e o órgão regulador do esporte ainda estão em andamento, acrescentou a fonte. A CNN procurou a Fifa para comentar, mas não houve retorno imediato.

O pedido, embora pouco ortodoxo, não é surpreendente. Kiev tentou repetidamente usar grandes eventos mundiais, independentemente de seu tema, para manter os holofotes globais sobre a guerra na Ucrânia.

Zelensky apareceu em vídeo em tudo, desde a cúpula do G20 até o Grammy e o Festival de Cinema de Cannes.

Ele também deu entrevistas e conversas com diversos jornalistas e artistas famosos, incluindo Sean Penn e David Letterman, empregando o charme e o conhecimento de mídia que desenvolveu na indústria do entretenimento – ele foi ator antes de se tornar político – para angariar apoio para a Ucrânia.

CNN Brasil