Em todo o país o número de crianças internadas com a covid-19 cresceu 21% em relação ao mesmo período de 2021. De janeiro a dezembro deste ano, foram 11.144 bebês hospitalizados. Os dados são do Sistema de de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe do Ministério da Saúde.
No Rio Grande do Norte, os números também vem crescendo e preocupando as autoridades de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde Púbica do RN (Sesap), o estado registrou desde o início da pandemia 25 mortes de crianças e adolescentes abaixo de 14 anos de idade por covid.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemológica da Sesap, Diana Rêgo, neste ano mais de mil crianças foram internadas, e o número é ainda maior em crianças menores de dois anos. “As crianças menores de dois anos equivalem a quase 41% das internações no Rio Grande do Norte. A vacinação está baixa em crianças, e fazemos esse alerta para que os pais levem seus filhos para a vacinação”, aconselha Diana.
O aumento no número de internações refletiu no hospital Maria Alice Fernandes, unidade hospitalar referência em atendimento para o público infantil. Apesar do aumento de casos, a diretora médica do hospital, Katheleen Azevedo, diz que a grande maioria é em estado leve da doença.
“As crianças geralmente chegam com um quadro de pneumonia, só que como são quadros respiratórios testamos para covid, e muitas vezes estão positivados. As complicações são mais pela pneumonia bacteriana do que pela covid”, explica a médica.
Ponta Negra News