Dina Boluarte é primeira mulher presidente do Peru

No Peru, a última quarta-feira (7) foi marcada pelo ingresso da primeira mulher à presidência do país. Dina Baluarte, antes no cargo de vice-presidente, fez um juramento no Congresso após os parlamentares votarem pela destituição de Pedro Castillo em meio a uma escalada da crise política no país andino. As informações são da agência Reuters.

 

Aos 60 anos, Dina Baluarte, além da vice-presidência, também chegou a ocupar o posto de ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social do país.

 

Castillo foi removido após a votação de um julgamento político antecipado, após decretar a dissolução do  Congresso. A decisão foi denunciada como “golpe de estado” por alguns membros do parlamento e provocou a demissão de ministros considerados importantes na gestão do ex-presidente.
Ele havia sido convocado ao Congresso para responder a acusações de “incapacidade moral permanente”  para governar durante investigações sobre uma suposta corrupção no governo. O Congresso apurou a decisão  e destituiu Castillo com 101 votos a favor, tendo apoio tanto de paralmantares de esquerda quanto de direita.
Segundo a embaixadora norte-americana no país, Lisa Kenna, os Estados rechaçaram qualquer ato inconstitucional de Castillo para impedir que o Congresso cumprisse sua obrigação.  A afirmação foi dada por meio de uma publicação no Twitter.
O Peru, vale lembrar, vem sofrendo constantes turbulências políticas por causa de sucessivos conflitos entre congresso e governo. Desde 2016, o país teve cinco presidentes, incluindo Castillo. Em 2018, Pedro Pablo Kuczynski renunciou antes de uma votação de destituição, enquanto Martín Vizcarra foi destituído em 2020 pelo parlamento.
 
Com informações da agência Reuters