Em novembro deste ano, 9.908 testes rápidos de covid-19 foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSS) de Natal. Do total, 3.931 testaram positivo para a doença. Entre os distritos sanitários, a zona Leste apresenta o maior número de casos positivos, com 1046. Na sequência, aparecem as zonas Oeste (867), Norte 1 (813), Sul (707) e Norte 2 (498). A procura acompanha o cenário de aumento de casos da doença no estado e em todo país.
Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS). Segundo a SMS/Natal, apesar da demanda, a quantidade de testes é suficiente para atender a população. A coordenadora de Estratégia de Saúde da Família da Atenção Básica da SMS Natal, Thalita Mayara, informou à TRIBUNA DO NORTE que uma nota técnica está sendo realizada por uma infectologista do Departamento de Atenção Básica da pasta com orientações sobre a questão da covid-19 no município.
Ela observa, ainda, que realizar o teste é fundamental para alcançar o diagnóstico nos primeiros dias de sintomas da doença, isolar o paciente infectado e controlar a propagação da doença. Na capital potiguar, os testes estão sendo realizados nas UBSs e os horários podem ser conferidos diariamente no portal Vacina Natal.
Vacinação
Em Natal, 703.563 pessoas receberam a D2 e DU da vacina contra a covid-19, o que corresponde a 79% de um total de 890.480 habitantes. Em relação à primeira e segunda dose de reforço, o percentual diminui para, respectivamente, 51% e 22%. No cenário estadual, Rio Grande do Norte apresenta 2.775.367 pessoas imunizadas contra a doença.
Tribuna do Norte