LULA MORREU? Entenda teoria que Lula morreu e saiba de onde surgiu FAKE NEWS

Boatos de que Lula morreu circulam há semanas nas redes sociais bolsonaristas. As principais mensagens dão conta de que o presidente eleito teria morrido no dia 5 de novembro e um sósia estaria realizando as aparições públicas do petista.

Teoria que Lula morreu

Um dos boatos que mais circulam pelas redes bolsonaristas é de que Lula teria sofrido um “infarto do miocárdio seguido de um AVC”, no hospital Sírio Libanês. A mensagem é compartilhada por meio de um áudio de autor desconhecido.

As falsas mensagens afirmam que um sósia de Lula estaria se passando pelo líder do PT em eventos e aparições públicas.

As publicações falsas contam, ainda, com imagens do tal “sósia” usando uma suposta máscara de látex.

As mensagens tentam convencer os eleitores por meio de fotos em que seria possível ver as emendas da máscara na pele do homem, por meio de montagens mal elaboradas.

O texto ganha força ao afirmar falsamente que, em caso de morte de Lula, quem assumiria a presidência seria o segundo colocado nas eleições, informação que é falsa. Caso isso acontecesse, o vice-presidente eleito assumiria — neste caso, Geraldo Alckmin.

Lula morreu ou não?

Lula, de fato, foi internado no hospital Sírio Libanês, mas para realizar uma cirurgia na garganta em que tratou uma leucoplasia.

Os médicos afirmaram que ele recebeu alta e passa bem, se recuperando. Ontem, inclusive, o presidente eleito publicou foto assistindo ao jogo do Brasil na Copa do Mundo.

A assessoria de Lula também desmentiu os boatos.

“Infelizmente, os bolsonaristas seguem distribuindo mentiras em série para tumultuar o cenário político. Lula está bem de saúde, apenas a voz após uma operação, mas hoje mesmo participou de uma reunião com especialistas em saúde”, afirmou a equipe no dia 24 de novembro, à agência Mural.

 

 

UOL