De autoria da historiadora Maiara Juliana Gonçalves da Silva, a obra “Em cada esquina um poeta, em cada rua um jornal: a vida intelectual natalense (1889-1930)” será lançada na próxima sexta-feira (9).
Analisando a vida intelectual na capital potiguar entre os anos de 1889 e 1930, a obra é resultado da dissertação de mestrado de Maiara e foi publicada após ficar em primeiro lugar no prêmio de Melhores Dissertações e Teses em História da Associação Nacional de Professores de História (ANPUH-RN).
O livro investiga a dinâmica cultural constituída em uma época de intensificação do movimento intelectual na capital norte-rio-grandense. Durante as primeiras décadas do regime republicano (1889 a 1930), os grêmios literários se multiplicaram, as publicações de obras literárias aumentaram, a imprensa periódica acompanhava o ritmo frenético das modificações na capital, os intelectuais da cidade promoviam novos eventos e buscavam novos espaços para suas reuniões.
Maiara Juliana Gonçalves é formada em licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é mestre em História pela mesma instituição, especialista em História e Cultura Indígena e Afrobrasileira pela UERN e, atualmente, aluna do doutorado em História na UFRN.
Lançamento do livro “Em cada esquina um poeta, em cada rua um jornal: a vida intelectual natalense (1889-1930)”
Data/Hora: sexta-feira, 9 de dezembro, a partir das 18h
Local: espaço Célula Educacional, na Travessa Delmiro Gouveia, 45 – Neópolis, Natal/RN
Tribuna do Norte