Foto: Sérgio Lima
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já tem cerca de 8 a 10 ministros definidos para o seu 3º mandato. Muitos já foram pré-convidados e instruídos a não falar nada à imprensa a respeito das sondagens.
Lula tem planos de anunciar os nomes em bloco, de uma só vez. A avaliação é de que a estratégia pode diminuir a pressão em cima de algum ministro em particular. No entanto, ainda não há data para essa 1ª leva sair.
Há duas possibilidades sendo consideradas:
- anunciar o bloco na próxima semana;
- deixar para divulgar os nomes dos futuros ministros só depois da diplomação do presidente eleito, marcada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para 12 de dezembro – Lula gosta dessa ideia.
NOME NA FAZENDA
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) é o mais cotado para assumir o Ministério da Fazenda no governo Lula –também é o preferido dentro de alas majoritárias do PT. No entanto, voltou a circular nesta terça-feira (29.nov.2022) o nome do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). O ex-tucano é o ministro dos sonhos de parte significativa da Faria Lima.
Ainda é incerto o tamanho da Esplanada do governo Lula.
Levantamento do Poder360 a partir discursos do presidente eleito antes de sua vitória indicam a criação de 14 novas pastas. Os ministérios da Economia e da Mulher, Família e Direitos Humanos seriam desmembrados. Outras, como Pesca e Cultura, retornariam à Esplanada.
Poder360