5ª Conferência Estadual de Saúde Mental começa hoje (29)

“A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Este é o tema central da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental, que acontece nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves – CEMURE, em Natal.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN (CES/RN), Aurelan Araújo, coordena a Conferência Magna, às 17h, que tem como tema central “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”. Durante a Conferência serão realizadas quatro mesas temáticas: “Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania”; “Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços de Saúde Mental”; “Política de Saúde Mental e os Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): Universalidade, Integralidade e Equidade”; e “Impactos na Saúde Mental da População e os Desafios para o Cuidado Psicossocial durante e pós-pandemia.”

Os participantes formarão grupos de trabalho para discussão e ao final da conferência, em planeária na quinta-feira (1º), vão ser eleitas propostas que serão levadas à Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontece em maio de 2023, em Brasília.

As Conferências de Saúde Mental envolvem, em todo o país, as etapas municipais, estaduais e nacional. São momentos de mobilização, reflexão e debate para a análise, avaliação, construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da Saúde Mental.