Foto: Chico Escolano
Após dois anos de queda a intenção de consumo para a Black Friday voltou a crescer, pelo menos em Natal, onde 57,14% dos consumidores pretendem adquirir produtos à venda, impulsionados pela Copa do Mundo de futebol e final de ano. Já em Mossoró, 42,32% também têm essa intenção, segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio/RN sobre a intenção de compras dos consumidores para a ocasião. A perspectiva é de que R$ 378 milhões sejam movimentados nas duas maiores cidades do Rio Grande do Norte.
A data, que oferta grandes descontos nos estabelecimentos comerciais e de serviços, começou a ser realizada inicialmente nos Estados Unidos e no Brasil vai ocorrer este ano nesta sexta-feira (25).
Em Natal, a estimativa de compras cresceu quase 6% acima do que se esperou em 2021 e 0,3% quando se compara a 2020, diferente de Mossoró, onde a intenção é menor em relação ao ano anterior, quando 52,80% diziam que iriam consumir durante a Black Friday na capital do Oeste potiguar.
Somente em Natal, a data deve gerar vendas de R$ 336 milhões e a maioria dos consumidores (44,03%) fala em desembolsar mais de R$ 1 mil. Outros 21,31% planejam gastar entre R$ 201 e R$ 500, enquanto 17,90% devem ficar na faixa de R$ 501 e R$ 1 mil e 15,63% almejam compras de até R$ 200.