Um “revogaço” das medidas adotadas na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) já está nos planos para os primeiros dias da gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As principais áreas, segundo o jornal O Globo, já foram definidas.
A algumas medidas podem ser excluídas pelo Executivo, sem precisar da maioria no Parlamento. A lista com o número exato de normas que serão derrubadas ou modificadas deve ser decidida ainda nesta semana, com o início dos trabalhos da equipe de transição, que será coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.
Uma das prioridades será reverter iniciativas que facilitaram o acesso a armas. A ideia é modificar cenários que permitam a aquisição de armas e munições pela população sem a necessidade de maiores justificativas.
O segundo passo está relacionado às medidas que reduziram ou dificultaram as ações de fiscalização de questões ambientais, a exemplo dos desmatamentos. Medidas que impuseram sigilos a informações também devem fazer parte do ‘revogaço’ da primeira semana da gestão de Lula.