Foto: REUTERS/Sayed Sheasha
Começa neste domingo (6) a cúpula internacional do clima COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Devem estar presentes mais de 30 mil delegados, de cerca de 200 países.
A reunião acontece no Centro Internacional de Convenções da cidade até o dia 18 de novembro. O objetivo é discutir detalhes sobre como desacelerar as mudanças climáticas e ajudar países que já sentem seus impactos.
A COP27 é a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Ela reúne representantes oficiais de governos e da sociedade civil. As COPs são as maiores e mais importantes conferências anuais relacionadas ao clima.
A participação de Lula
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), confirmou a ida do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à cúpula climática.
Segundo Gleisi, o presidente eleito integrará a comitiva do Consórcio Amazônia Legal, coordenado pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que fez o convite a Lula.
O que esperar da COP27
De acordo com a ONU, a determinação do planeta em combater o aquecimento global deve ser posta em xeque, à medida que acontecem inundações no Paquistão, África do Sul e Nigéria, ondas de calor são registradas no Ártico e em toda a Europa e secas recordes acontecem no oeste dos Estados Unidos e na França.
Um relatório da ONU divulgado em outubro mostrou que a maioria dos países está atrasada em seus compromissos existentes de reduzir a produção de carbono, com as emissões globais de gases de efeito estufa a caminho de aumentar 10,6% até 2030 em comparação com os níveis de 2010.
Com informações de CNN Brasil