Um “degrau” apareceu na faixa de areia da praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, alargada há cerca de 10 meses, na noite de quinta-feira (20). O desnível é resultado da ação das ondas mais fortes e ocorre naturalmente, segundo o engenheiro e diretor de planejamento e gestão orçamentária do município, Toni Fausto Frainer.
Além disso, uma estrutura de concreto surgiu enterrada na areia. Ela pertenceu a um antigo restaurante flutuante, informou a prefeitura. O alargamento feito na praia é semelhante ao que será feito na Praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.
Chamado de escarpa, o fenômeno do degrau pode ocorrer em qualquer praia, segundo Frainer. O engenheiro explicou que sempre foi mais comum na região da Barra Sul, como mostram as fotos. Por essa razão, durante a obra de alargamento, mais areia foi depositada na área.
“Se você pegar o histórico da praia, em alguns pontos, sempre aconteciam algumas escarpas. Então é normal e isso já estava previsto”, disse.
A prefeitura reforçou, em nota, que o projeto da obra já previa o tempo de um ano a um ano e meio para ocorrer o desequilíbrio na areia. Em março deste ano, degraus e desníveis já haviam sido visualizados na orla de Balneário Camboriú.