Os moradores de João Câmara podem não ter nada a ver, mas eles acabaram prejudicados pela rixa política entre o prefeito da cidade, Manoel dos Santos Bernardo, e o senador Styvenson Valentim (PODEMOS). Afinal, esse foi o aparente motivo do município ter perdido R$ 300 mil em emenda parlamentar destinada pelo senador em 2020. O caso, inclusive, está sendo investigado pelo Ministério Público do RN, a pedido do próprio senador.
O caso não é recente, inclusive, foi até mostrado em 2020 pelo Jornal das 6, após circular na cidade a informação de que a falta de relação entre prefeito e senador estava causando o desinteresse da Prefeitura na utilização da emenda. Mas a história só ganhou repercussão estadual quando o presidente da Câmara Municipal de João Câmara, o vereador Gilberto Honorato, foi a público afirmar que a cidade, realmente, não queria o dinheiro.
A história não foi resolvida após a publicidade dada. O tempo foi passando, os prazos acabaram e João Câmara, de fato, perdeu o dinheiro, conforme explicou o próprio Gabinete de Styvenson Valentim em contato com o Portal 96. Porém, a questão não ficou apenas no bate-boca política. Styvenson buscou o Ministério Público e denunciou o caso, fazendo o promotor de Justiça Leonardo Nagashima abrir um inquérito para apurar “possível omissão em virtude da não utilização de R$ 300.000,00 oriundos de emenda parlamentar destinada à saúde do Município de João Câmara”. Manoel dos Santos Bernardo tem 10 dias para se manifestar sobre o assunto.