O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. Independentemente da percepção cultural, social e financeira, é ainda o doloroso ponto em comum que impacta e une tantas mulheres: o índice da doença que acomete a glândula é alto, atingindo inclusive as mais jovens. Neste mês consagrado como o marco da prevenção e diagnóstico do câncer de mama, a Prefeitura de Natal (RN) está intensificando a campanha do Outubro Rosa, abraçando desde ações educativas de prevenção ao rastreamento bairro a bairro da população feminina. As atividades, realizadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal), contam com parceria de entidades médicas do Rio Grande do Norte e da ONG Reviver, de forma itinerante e também em todas as UBS da capital.
“A saúde é uma das áreas prioritárias de nossa gestão. Temos um olhar atento para a questão do câncer de mama, por sabermos da sua alta incidência. A pandemia contribuiu também para a ampliação desses diagnósticos. Para melhorar o acesso ao tratamento e a descoberta precoce da doença, ampliamos nossos convênios com instituições parceiras para a realização de exames de mamografia e estamos investindo em ações educativas, não só durante o Outubro Rosa, mas ao longo do ano. Todo esse trabalho contribuiu para zerarmos as filas de pacientes em busca de mamografias em Natal. Vamos continuar trabalhando para que a gente obtenha sucesso nessa política efetiva de prevenção ao câncer”, relata o prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias.
A largada para o Outubro Rosa em Natal (RN) aconteceu no último sábado (8), durante o projeto “Saúde na Praça”, promovido no Parque Ney Aranha Marinho, na Zona Leste. O mutirão segue até o final do mês em vários pontos da capital. A unidade móvel de mamografia tem programação para este mês nos bairros do Tirol (10 a 14/10 na Câmara Municipal) e Felipe Camarão (17 a 21/10 na USF do KM 06). No local, são realizados exames de mamografia de mulheres entre 40 e 75 anos, de forma gratuita e sem burocracia.
Blog do Xerife