Estudantes de nível superior das áreas de Comunicação Social, Informática e Engenharia Civil podem se inscrever para participação no processo seletivo que visa a contratação e a formação de cadastro de reserva para estágio no Ministério Público Federal, em Natal. As inscrições, permitidas até esta sexta-feira (14), são gratuitas. A seleção é baseada em provas que serão aplicadas no dia 22 deste mês. Acesse aqui a página da seleção.
Podem participar apenas estudantes das instituições conveniadas (ver lista abaixo) e que tenham concluído o 2º ano ou 4º semestre do curso superior – quando este tiver 10 ou mais semestres de duração – ou o 3º semestre – quando o curso tiver menos de 10. As atribuições básicas a serem desempenhadas pelos candidatos aprovados na seleção, durante o estágio, estarão estritamente relacionadas à área de formação.
O estudante aprovado e convocado para o estágio terá direito a uma bolsa mensal de R$976, além de auxílio transporte de R$11 por dia estagiado. A jornada semanal é de 20h.
Para se inscrever, será necessário primeiramente completar o formulário disponível no site do MPF/RN, onde o interessado também pode encontrar o edital do processo seletivo e todas as outras informações publicadas. A solicitação deverá ser preenchida pelo candidato que se certifique do cumprimento de todos os requisitos até às 17h de sexta-feira.
Após preencher a ficha, a inscrição será confirmada apenas após o envio em formato PDF (em mensagem única e totalizando no máximo 10mb) para o e-mail [email protected] das digitalizações de um documento de identidade com foto, CPF, declaração de matrícula expedida pela instituição de ensino conveniada informando que o aluno está regularmente matriculado (com data de validade de 30 dias, contendo assinatura digital ou código de autenticidade), e do termo de consentimento para tratamento de dados pessoais (disponível no edital) preenchido.
Se quiser concorrer à cota de pessoa com deficiência, o estudante também deve enviar nesta mesma mensagem o devido laudo médico. Os interessados em disputar dentro da cota de minorias etnico-raciais precisam anexar a declaração específica (disponível no edital) e terão de comparecer a uma entrevista pessoal, com carteira de identidade original e comprovante de renda familiar. O prazo limite para o envio dos arquivos vai até às 17h de sexta-feira, sendo inválida qualquer inscrição fora desse período.
Classificação
As provas estão previstas para o dia 22 de outubro, das 9h às 11h, em local ainda a ser divulgado no dia 20 deste mês através do site do MPF. O acesso às instalações será permitido somente até às 8h45. O candidato deverá se apresentar portando caneta esferográfica azul ou preta e carteira de identidade e só poderá fazer a prova mediante a apresentação do documento oficial.
A prova de Comunicação Social contará com 20 questões de múltipla escolha e duas questões discursivas sobre conhecimentos específicos. Só terão suas provas discursivas corrigidas os 20 candidatos com melhor pontuação nas questões objetivas.
As provas de Informática e Engenharia Civil terão 30 questões objetivas sobre as respectivas áreas. Estarão classificados os que alcançarem pelo menos 50% de acertos.
O resultado definitivo da seleção será divulgado em data ainda a ser anunciada através do site do MPF.
Instituições de ensino conveniadas com a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte:
Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN;
Faculdade Católica do Rio Grande do Norte;
UNIRB – Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – Mossoró
Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte – ESTÁCIO FATERN
FAL – ESTÁCIO – Faculdade Estácio de Natal
Faculdade Estácio de Natal – ESTÁCIO NATAL
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN;
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN;
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN;
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA;
Universidade Potiguar – UNP.
Tribuna do Norte