Após Pipa, o rumo agora é a “esquina do continente” brasileiro: a segunda temporada do Fest & Bossa Jazz 2022 estará em São Miguel do Gosto, de 13 a 16 (quinta a domingo), com novas atrações, mas conservando a proposta de misturar sonoridades, gerações, culturas, e estilos em torno da música. Grandes nomes da música nacional e internacional chegarão ao balneário para apresentações gratuitas e programação acessível para todas as idades. Os shows vão circular entre a praia e os badalados bares e restaurantes do local.
O público vai poder curtir shows no palco montado na Praia da Xêpa na sexta (14) e no sábado (15) à noite e, em outros três polos pelo vilarejo com apresentações diurnas e noturnas marcadas para quinta (13), sábado (15) e domingo (16). Além dos shows, o Festival mantém o compromisso de aprimoramento e formação de músicos do Estado através de oficinas socioculturais e socioambientais gratuitas com foco para os jovens da rede pública de ensino, e workshops para professores, produtores culturais, cantores, alunos de canto e amantes da música no geral.
A programação musical da quinta começará às 19h, com a Bossa & Jazz Street Band, e às 20h com Simona Talma conduzindo o show “Divas da MPB”. Na sexta, destaque para o show “50 Anos do Clube da Esquina”, tocado por Dudu Lima Trio e o mestre Wagner Tiso como convidado especial. Será o encontro de duas gerações da música instrumental brasileira. Tiso é pianista e compositor, autor do clássico “Coração de estudante”, imortalizada por Milton Nascimento. Sua obra inclui, hoje, mais de 30 álbuns, trilhas sonoras para o cinema, teatro e tv e, mais de 150 arranjos.
A sexta terá também, diretamente de Nova York, Emily Braden & Misha Piatigorsky, e a estreia de Valéria Oliveira no Fest & Bossa. O show será dedicado às raízes do samba; Valéria subirá ao palco junto com o produtor e multi-instrumentista, Jubileu Filho. Juntos, apresentarão ao público um repertório de clássicos do samba, reverenciando compositores como Paulo César Pinheiro, Nei Lopes, Wilson das Neves, Arlindo Cruz, entre outros.
O som no sábado vai começar às 15h com Glay Anderson & The Black Stars, tocando sua mistura de blues, rock e r&b. Para misturar jazz com MPB, Dayanne Nunes apresentará um tributo à Elza Soares através do show “Preta Bossa”, inspirado nos grandes sucessos interpretados pela diva. No som, toques elegantes de jazz, sambalanço, bossa e samba.
Mais destaques do sábado: o show “Liz Rosa convida Benny Benack III”, às 21h30. A cantora potiguar radicada em Nova York apresentará em primeira mão as canções do seu novo disco, “Jazz Brasil”. O repertório combina novos arranjos, escritos pelo pianista norte-americano Misha Piatigorsky, para clássicos da MPB e do Jazz como “Samba de uma nota só” e “The shadow of your smile”. Às 23h terá o show “Tropical Blues”, de Wilson Sideral, fazendo releituras bluesy de clássicos nacionais.
No domingo, último dia do festival, terá mais uma apresentação do Tributo a Elza Soares da cantora Dayanne Nunes; a banda Parahyba Ska Jazz Foundation, tocando uma animada mistura de jazz com ska, reggae, e ritmos nordestinos, ideal para dançar. E o cortejo Good Morning Jazz, com banda inspirada nas brass bands de New Orleans, e criada especialmente para o festival.
Serviço:
Fest Bossa & Jazz 2022 – São Miguel do Gostoso. De 13 a 16 de outubro.