Foto: Reprodução/Telegram Kremlin.News
O chefe de política externa da UE (União Europeia), Josep Borrell, disse que a declaração do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o uso de armas nucleares na Ucrânia não é um “blefe”.
“Quando as pessoas dizem que não é um blefe, você deve levá-las a sério”, disse Borrell em entrevista à BBC.
O diplomata também afirmou que a guerra na Ucrânia chegou a um “momento perigoso”.
“Certamente é um momento perigoso porque o Exército russo foi encurralado, e a reação de Putin –ameaçando usar armas nucleares– é muito ruim”, declarou.
VEJA TAMBÉM: Rússia anuncia prisão de 10 anos para soldado que se recusar a lutar
Borrell se refere à declaração de Putin durante anúncio na TV russa na última 4ª feira (21.set.2022). Na ocasião, o líder russo afirmou que o país tem “muitas armas” para usar em resposta à qualquer ameaça.
“Se a integridade territorial de nosso país estiver ameaçada, usaremos todos os meios disponíveis para proteger nosso povo —isso não é um blefe”, disse o presidente.
O presidente russo decretou uma “mobilização parcial” no país e a justificou com supostas ameaças que o país tem recebido. Disse ser necessário “proteger nossa terra natal, soberania e integridade territorial, para garantir a segurança de nosso povo e pessoas nos territórios libertados”.
Poder 360