Beto Rosado diz não acompanhar Rosalba na escolha de apoiar Fátima

Em campanha de reeleição à Câmara dos Deputados, o deputado federal Beto Rosado (Progressistas) não acompanha a decisão da ex-governadora e ex-prefeita de Mossoró, médica Rosalba Ciarlini, de apoiar a candidatura de reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT).

“Reafirmamos que nosso caminho, nessas eleições, não será o da governadora Fátima Bezerra”, disse o parlamentar, em nota distribuída para a imprensa.
Na corrida eleitoral pelo terceiro mandato, o deputado Beto Rosado afirmou que “respeita a decisão da  ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) porém, ainda na convenção já havia comunicado aos filiados do partido que eles poderiam escolher seus nomes para o governo”.
Como tem dito desde antes de iniciar a campanha eleitoral, Beto Rosado afirmou uma posição de neutralidade no pleito para o governador do Rio Grande do Norte e não apoia a candidatura de Fábio Dantas (Solidariedade) ao governo, embora o seu partido integre a coligação “Muda RN” ao lado de outras cinco legendas partidárias.
A própria governadora Fátima Bezerra anunciou, nas redes sociais, o apoio de Rosalba Ciarlini, contra a qual fez oposição no período em que a ex-prefeita de Mossoró governou o Estado (2011/2014): “Quero agradecer à ex-governadora, ex-senadora e ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, por nos apoiar nesta eleição. Este posicionamento expressa o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para manter o Rio Grande do Norte no rumo certo e avançarmos cada vez mais! Obrigada!”, postou Fátima.
Rosalba Ciarlini anunciou voto  em Fátima Bezerra dez dias antes das eleições, devendo também apoiar a candidatura a senador do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).
Depois de perder a reeleição em Mossoró para o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) em 2020, Rosalba Ciarlini voltou ao exercício profissional como pediatra e tem se dedicado a pedir voto para o deputado Beto Rosado, que na primeira eleição em 2014 tinha obtido 64.445 votos, número que foi a 71.092 sufrágios em 2018, quando garantiu o mandato na Justiça Eleitoral numa pendência envolvendo o ex-deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e o ex-candidato a deputado federal Kéricles Ribeiro, ex-vereador de São José do Mipibu, cuja votação  de 8.900 votos somou para a sua coligação tirar o mandato ex-parlamentar petista.
Em 2014, o partido da então governadora Rosalba Ciarlini, o Democratas (fundido ao PSL, agora denominado de União Brasil), não permitiu que ela disputasse a reeleição ao Governo do Estado, devido aos baixos índices na avaliação da gestão e chances reduzidas de vitória. Ao todo, Rosalba foi prefeita de Mossoró por quatro mandatos, senadora da República e governadora por um mandato.
Além dela, outros dois ex-governadores apoiam Fátima Bezerra, o ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB), que disputa uma cadeira de deputado federal e cujo filho deputado federal Walter Alves é candidato a vice-governador na chapa majoritária situacionista e o deputado estadual Vivaldo Costa (PV).
Outros dois governadores apoiam Fábio Dantas – o presidente estadual do União Brasil e ex-senador José Agripino e Robinson Faria (PL), que tenta mandato de deputado federal em substituição ao filho, o ministro das Comunicações Fábio Faria.