O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou na segunda-feira (19), a Preparação de Urnas das zonas eleitorais de todo o Estado. A carga das urnas ocorre nas sedes das Zonas Eleitorais, em local e horário previamente designados pelo(a) juiz(a) eleitoral.
De acordo com o TER, a carga das urnas consiste na inserção de informação nas máquinas. São incluídos o sistema da urna, as informações de candidatos(as) e os dados de eleitores(as) de cada seção eleitoral. Esses dados já foram homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de serem liberados para as mídias.
O processo de inserir as informações pode ser acompanhado por qualquer cidadão interessado em fiscalizar e acompanhar o trabalho.
“É feito a portas abertas e isso foi divulgado por edital, a data e a hora. Podem comparecer Ministério Público Eleitoral, a OAB, partidos, coligações, candidatos, eleitores interessados, imprensa,” explicou Luís Sérgio.
Em todo estado são 8.139 urnas eletrônicas em preparação. Só em Mossoró/RN, segunda maior cidade do RN, são mais de 500 urnas. Entre elas, existem as urnas para votação (7.674) e as de contingência (465). As urnas de contingência servem para substituir qualquer urna de votação que venha a apresentar uma falha no dia da eleição.