A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) contrariou a alegação do senador e candidato ao Governo do Estado, Styvenson Valentim (Podemos), sobre perdas de investimentos obtidos pela bancada federal para reformulação no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.
Em nota, a Sesap afirmou que houve investimento de, aproximadamente, R$ 3 milhões em recursos próprios para confecção dos projetos exigidos pela Caixa Econômica Federal, que faz a intermediação dos recursos, entregando a documentação dentro do prazo estipulado.
Nomomento, a Sesap aguarda uma decisão judicial em que questiona uma alegação do banco relativa à burocracia de prazos que estaria impedindo a liberação das verbas para as obras. A prorrogação de prazos contratuais é da rotina ordinária das contratações públicas. A solicitação judicial é para que o prazo seja estendido apenas para que a Caixa analise a documentação, situação de praxe na relação histórica entre a instituição e o Governo no que diz respeito a convênios e contratos, visto que o contrato em si estava vigente quando a Sesap apresentou toda a documentação prevista e, mesmo assim, houve negativa pela Caixa. Apesar das devidas justificativas apresentadas pela Sesap, contrariando inclusive a forma anterior de atuação da Caixa Econômica Federal.
Conforme o Governo, a situação foi informada à bancada federal pela Secretaria por meio de um ofício (Ofício nº 2305/2022/SESAP) ao líder dos parlamentares potiguares, em resposta ao Ofício o n° 179/2022 — GSSTYVEN.