Sesap confirma terceiro caso de Monkeypox em Mossoró e casos suspeitos nos presídios do RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulga na manhã desta sexta-feira (16) novo boletim com a situação epidemiológica da Monkeypox no Rio Grande do Norte. O Estado contabiliza 60 casos confirmados da doença. São três casos em Mossoró, 13 em Parnamirim e 32 em Natal. Mais oito municípios também tem casos confirmados.

Segundo relatório de monitoramento do Ministério da Saúde, o RN tem 65 outros casos suspeitos e 13 casos prováveis da doença conhecida como ‘varíola dos macacos’. A Sesap também acompanha de perto, junto às equipes de saúde prisional, os casos suspeitos e confirmado em estabelecimentos prisionais do RN, especificamente em Parnamirim e Caicó, orientando o isolamento e tratamento dos internos.

Em virtude do aumento de casos confirmados e expansão da doença para cidades de menor porte, a equipe técnica da Sesap está atualizando o Plano de Contingência Estadual, orientando também que as secretarias municipais construam seus planos de ação com base no documento estadual e segue trabalhando em cooperação com os municípios em ações de mitigação e contenção dos casos de Monkeypox no estado.

“Por meio de suas equipes de vigilância epidemiológica e de atenção primária à saúde, a Sesap segue em constante contato com as secretarias municipais, em trabalho conjunto no manejo de casos, rastreio de contatos e auxílio técnico, mantendo ativa a rede de hospitais referência para atender os casos suspeitos e confirmados”.

Confira o boletim: