O número de casos de varíola dos macacos passou de 41 para 60 da quarta (14) para a quinta-feira (15) no Rio Grande do Norte. Do total de pessoas infectadas, 45 são homens e 15 são mulheres. Além disso, a doença, que estava concentrada em cidades da Grande Natal e em Mossoró, se espalhou para outras seis cidades do interior do estado.
Atualmente, Natal tem 32 casos confirmados; Parnamirim, 13; São Gonçalo do Amarante, 3; Extremoz, 3; Mossoró, 3; e Doutor Severiano, Equador, Espírito Santo, Goianinha, Jandaíra e Parelhas possuem um caso cada.
Os dados são dos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que informou, em nota divulgada nesta sexta (16), que “segue trabalhando em cooperação com os municípios do Rio Grande do Norte em ações de mitigação e contenção dos casos de Monkeypox no estado”.
A Sesap ainda informou que, em virtude do aumento de casos confirmados e expansão da doença para cidades de menor porte, “a equipe técnica da Secretaria está atualizando o Plano de Contingência Estadual, orientando também que as secretarias municipais construam seus planos de ação com base no documento estadual”.
No Brasil, 6.649 casos foram confirmados até o momento. O estado mais crítico é São Paulo, com 3.468 infectados.