A campanha de vacinação contra a poliomielite em Mossoró terá dois “dias D”. Na próxima sexta-feira (16), a mobilização será iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e no sábado (17) será para todo o Rio Grande do Norte. Em todo o RN, apenas 24% do público-alvo foi imunizado contra a doença no período da campanha.
Com isso, Mossoró montou uma força-tarefa para melhorar a cobertura vacinal da campanha e da rotina com relação a pólio. Na sexta ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos horários matutino e vespertino, e no sábado o “dia D” terá algumas unidades abertas para a vacinação. A ação do município também contará com vacinação contra a Covid-19 e Influenza.
“Diante da situação preocupante das baixas coberturas vacinais da campanha e da rotina com relação a poliomielite em todo o país, estamos em alerta para o alto risco da reintrodução do polivírus selvagem em nosso território. Vamos intensificar a busca do público-alvo da campanha, que são crianças de 1 ano a menores de 5 anos para atualizarem a situação vacinal das crianças na rotina”, explicou, Etevaldo Lima, coordenador de Imunizações do município.
Etevaldo Lima disse que até o momento a cobertura vacinal em Mossoró atinge 15% das 15.074 crianças nesta faixa etária. Foram imunizadas contra a pólio 2.376 crianças. “Temos que no mínimo vacinar 95% destas crianças. Peço o apoio de todos os envolvidos. Não vamos deixar essa doença retornar para o nosso país.”, frisou.
A campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação teve início em 8 de agosto e foi prorrogada até o próximo dia 30 de setembro, sendo que em Mossoró a ação ocorrerá até o dia 29, por conta do feriado municipal.