O rei Charles III afirmou que pretende seguir fielmente o exemplo dado por sua mãe, a rainha Elizabeth II —morta aos 96 anos nesta quinta (8), ao discursar para o Parlamento britânico na manhã esta segunda (12).
Ele ainda se comprometeu a apoiar os princípios constitucionais e chamou os representantes da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes de “o instrumento vivo e pulsante da nossa democracia” em uma cerimônia no Westminster Hall, prédio mais antigo do complexo parlamentar, em Londres.
“Mesmo muito jovem, sua Majestade se comprometeu a servir a seu país e seu povo e a defender os preciosos princípios constitucionais que estão na base da nossa nação. Ela manteve esse voto com uma devoção sem igual”, disse o monarca aos políticos. “Ela foi um exemplo de altruísmo diante do dever que, com a ajuda de Deus e seus conselhos, pretendo reproduzir de modo fiel.”
Após o pronunciamento, Charles embarcou com a rainha consorte, Camilla, para Edimburgo, onde participará de uma procissão acompanhando o caixão da rainha. O evento é seguido de uma vigília do corpo da antiga soberana na Catedral de Saint Giles, aberta ao público.