Depois de ter figurinhas lendárias falsificadas, o álbum da Copa do Mundo do Qatar deste ano virou alvo de mais um golpe. Tem circulado no WhatsApp uma promoção falsa que promete enviar gratuitamente o álbum da Copa do Mundo 2022 e mais 400 figurinhas. O objetivo do golpe é roubar dados dos usuários para inscrevê-los em sites de fraudes.
De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky, a campanha falsa imita o site da Panini, a editora oficial do álbum, e promete o envio do álbum caso o usuário responda a algumas perguntas.
De acordo com o Portal R7, a mensagem recebida pelo usuário é em tom de parabéns, e avisa: você é um dos selecionados para participar da Copa do Mundo Premiada. “Responda a este pequeno questionário, encontre o bilhete escondido e ganhe um álbum oficial da Copa do Mundo com +400 figurinhas”, diz o anúncio.
Depois de preencher o formulário, a vítima é forçada a compartilhar o link com outros contatos, fazendo com que o golpe se espalhe. Em seguida, ela é direcionada para páginas de sorteios ou de apostas esportivas. Esse estilo de site contém um sistema de afiliados, que gera dinheiro a cada nova inscrição.