Styvenson posta fake news contra jornalista da Jovem Pan News Natal

É falsa a informação de que a jornalista Virgínia Coelli, apresentadora da rádio Jovem Pan News Natal, tenha manifestado apoio à governadora Fátima Bezerra (PT) como afirma, em postagem no seu perfil do Instagram, o senador Styvenson Valentim (Podemos). As cenas compartilhadas nesta quinta-feira (1º) foram editadas para serem usadas fora do contexto da gravação original da sabatina promovida pela Jovem Pan News Natal, dia 30 de agosto. E mostram um equívoco da jornalista, imediatamente corrigido, durante a entrevista. No alto da imagem no Instagram foi escrito “entrevistadora escorrega e declara apoio à governadora do PT”, o que não é verídico.

A postagem do senador Styvenson Valentim traz recortes de duas sabatinas promovidas pela Jovem Pan News Natal. O candidato tenta insinuar que a rádio está supostamente apoiando a candidata petista. No texto da postagem, ele compara a saudação que recebeu no início do programa à que foi deferida à Fátima Bezerra. Na visão do político, houve diferença na “emoção” nas duas apresentações. As imagens, divididas em dois quadros, trazem as saudações recebidas por Styvenson Valentim e por Fátima Bezerra. Nas duas ocasiões, os candidatos são apresentados pelo âncora do programa Headline News, o jornalista William Travassos.
No trecho com Styvenson, o jornalista lê um documento enquanto traz a apresentação do político. “A partir de agora, nós recebemos, para participar deste encontro, o candidato do Podemos ao governo do Rio Grande do Norte, Styvenson Valentim, que atualmente é Senador da República. Muito boa noite, Styvenson”. Em seguida, em um corte, William Travassos apresenta a governadora Fátima Bezerra. “Para participar da nossa sabatina, a gente recebe a candidata à reeleição ao governo do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra do PT, ela é atual governadora do Estado. Fátima, muito obrigado pela gentileza da entrevista. Fico muito feliz em receber a senhora”, disse.
Depois da apresentação, o vídeo tem outro corte brusco e mostra, em close fechado na jornalista Virgínia Coeli, para insinuar que a apresentadora manifestou apoio por ela chamar a governadora Fátima Bezerra de “nossa candidata”. No vídeo original, a correção é feita, o que não é mostrado no vídeo editado e postado no perfil de Styvenson.
Ao analisar o vídeo completo, gravado em 30 de agosto no canal do Youtube da Jovem Pan News Natal, é possível verificar que Virgínia Coeli comete um equívoco ao trocar as palavras “convidada” por “candidata”. Mas corrige imediatamente. O trecho em que ela se engana ocorre antes do início da entrevista com a governadora. Ela e William Travassos estão discutindo os resultados da última pesquisa do Instituto Consult, publicada também em 30 de agosto.
“Olha, William, ele se mantém nesse patamar, né? A governadora, e candidata à reeleição, a governadora Fátima Bezerra que é nossa candidata, nossa convidada de hoje, ela se mantém aí na liderança das pesquisas para a na intenção de voto dos potiguares”.
Esta checagem foi feita pelo TN Verifica, núcleo de checagem da Tribuna do Norte, que integra projeto nacional de combate a informações falsas.
O trabalho recebe o apoio de sete jornalistas do veículo, integrados em um núcleo de checagem, para verificar a procedência de conteúdos de caráter viral e enganosos que possuam intersecção com o processo eleitoral de 2022. Além da procura independente dos profissionais nas principais redes de comunicação, também estarão abertos meios de contato ao público para recebimento de sugestões de checagem.O núcleo de checagem vem como resultado de uma parceria entre a Tribuna do Norte e o projeto Comprova, que reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação do Brasil visando descobrir e investigar informações suspeitas sobre o panorama da covid-19, políticas públicas e eleições presidenciais. Desde o início de julho, a equipe da TN vem recebendo capacitação em Fact Checking pela iniciativa, estabelecendo planejamentos de rotina e exercitando verificações de forma conjunta para aprimorar as técnicas de apuração na c