Os problemas relacionados ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), como a distância para as principais áreas de Natal, a devolução do terminal pela Inframerica e a espera por uma relicitação, reacenderam um antigo debate no Rio Grande do Norte (RN): a reativação do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim (RN).
O tema voltou a ser destaque após o Deputado Estadual Michael Diniz (Solidariedade) propor a retomada do antigo terminal. Em audiência pública na Assembleia Legislativa, nessa segunda-feira (29), ele afirmou que vai buscar a realização de um plebiscito para ouvir a população potiguar.
“A proposta é reativar por meio da Aeronáutica em parceria com o Ministério da Defesa. Um estudo técnico feito pelo Ministério da Infraestrutura destacou o potencial do aeroporto que sempre deu lucro e é mais barato. Diante disso, vamos convocar o primeiro plebiscito da história do RN para reativação do Aeroporto Augusto Severo. A população do RN não foi consultada há 8 anos e agora paga por esse erro”, disse.
A TV Tropical antecipou a consulta pública e, em seu perfil oficial no YouTube, lançou uma enquete. “Você concorda com a retomada das atividades do aeroporto de Parnamirim?”, questionou. O resultado apontou que 88% dos que responderam se colocaram a favor da retomada do terminal. Os demais se posicionaram contra a volta do aeroporto para Parnamirim.
Além dos telespectadores e do deputado, a retomada tem o apoio de outras instituições. O presidente da CDL Parnamirim, Bira Marques, e o presidente do Instituto de Advogados Potiguares, Marcelo Torres, elogiaram a proposição de um plebiscito. “A ida do aeroporto para São Gonçalo teve efeito negativo, tanto é que foi devolvido. E se a sociedade clama, a gente só tem a perceber que a proposição é muito bem vinda”, disse Marcelo Torres. Para Bira Marques, “nada que foi prometido para o aeroporto de São Gonçalo aconteceu”.
O Aeroporto Internacional Augusto Severo foi desativado em 31 de maio de 2014. O último voo a decolar teve como destino a cidade de Maceió, em Alagoas. Em 2013, foi apontado por uma pesquisa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o terceiro melhor aeroporto do país.