Se for tomado por base no que ocorreu na segunda fase das três últimas edições da Série C, o ABC está a uma vitória de garantir a classificação para a Série B do Brasileirão. Pois nestas edições, em grupo que foram também marcados pelo equilíbrio, o segundo colocado subiu com 9 pontos conquistados e com duas vitórias. Mas no clube potiguar, apesar do excelente início, o treinador Fernando Marchiori prefere manter os pés “fincados” no chão e manter a meta de chegar aos onze pontos, para não correr qualquer tipo de risco.
As probabilidades calculadas pelo site de estatística Chance de Gol, apontam que com a marca dos nove pontos a essa altura da briga pela vaga, um clube possui 50% de chances de se classificar, mas esse número avança para a casa dos 80% para quem atingir os dez pontos. Com a arrancada dada, o Alvinegro não apenas figura como favorito ao acesso, mas como um forte candidato a disputar, inclusive, o bicampeonato da Série C, uma competição que ele conseguiu trazer para o RN na temporada de 2010.
“Eu só tenho de parabenizar os meus atletas, que cumpriram de forma brilhante todas as orientações que passamos após estudar muito o adversário”, disse o treinador Fernando Marchiori depois que o ABC foi até o estádio da Curuzu e trouxe os três pontos, mesmo atuando o segundo tempo inteiro com um homem a menos, após a expulsão de Walfrido aos vinte segundo da etapa complementar. “A partida transcorreu como a gente imaginava que ela fosse, um jogo que já era difícil acabou se tornando ainda mais complicado depois da expulsão, mas o ABC foi imenso”, reforçou Fernando Marchiori.
O comandante abecedista ressalta que o momento agora é para a equipe fincar ainda mais os pés no chão e procurar não relaxar com o objetivo traçado no início da temporada cada vez ficando mais perto. Pelas contas traçadas no início da segunda fase, a meta estabelecida era vencer os três jogos dentro do Frasqueirão, onde o aproveitamento da equipe beira a casa dos 70% e buscar pelo menos um empate fora, uma vez que com dez pontos somados, a chance de acesso aumenta muito.
A ordem continua sendo não tirar o pé do acelerador e voltar a campo para encarar o Vitória, no próximo domingo, com a mesma seriedade apresentada diante do Papão da Curuzu, um adversário que não perdia dos potiguares como mandantes há 37 anos. O time baiano vai a campo na terceira rodada abalado pela goleada sofrida para o Figueirense na segunda rodada (5 a 1) e a ideia é buscar tirar proveito disso dentro do estádio o Barradão, onde os baianos terão de vencer para equilibrar a campanha.