Quase todos os jovens hoje em dia tem um sonho em comum: ser sucesso no TikTok. A rede social com mais de 1 bilhão de usuários e crescendo a cada dia é o trampolim para muitos que buscam ser influenciadores digitais. Este é o tipo de vontade que não depende da idade, basta instalar o aplicativo para ver diferentes perfis que produzem conteúdo bom e relevante.
Com 57 anos, Francisco Alves de Freitas, ou Chiquinho do Piseiro como gosta de ser chamado, é servidor público da Prefeitura de Mossoró há 36 anos e tem cinco anos que trabalha como jardineiro no Parque Municipal Maurício de Oliveira.
Chegar neste que é o espaço verde mossoroense que emana natureza e encontrar uma figura como seu Francisco é ainda mais gratificante. Aos poucos ele vai varrendo as folhas entre os brinquedos das crianças e cantando sua playlist de cabeça. As vezes começa com José Augusto e a romântica “Aguenta coração” e em poucos minutos já está na sofrência de “Alvejante” que fez sucesso com Priscila Senna e Zé Vaqueiro. Neste meio tempo, consegue fazer os montinhos de folhas para em seguida juntá-las no carrinho de mão. Esta é a rotina de segunda a sábado, sem faltar nenhum dia de expediente.
Ver Chiquinho no Parque municipal é a certeza de encontrar um senhor simpático cantando e as vezes dançando no estilo piseiro, numa completa alegria. Com isso ele consegue passar o tempo sem ver o tempo passar. É como se fosse seu momento de diversão em meio a responsabilidade de sua função.
“Eu me divirto. No meu trabalho, nas horas vagas, final de semana. Onde tem forró eu tô no meio”, diz.
Separado, pai de uma filha que se formou médica veterinária, morando com o pai e uma irmã. É maduro na idade, cuidadoso com a família, mas com sonho de um adolescente de ser visto na internet com o que gosta de fazer. Transformar essa performance em sucesso na internet é sua meta a ser alcançada.
Mesmo gostando das redes sociais, ainda não conseguiu destaque no TikTok. Numa pesquisa no App não se encontra o Chiquinho do Piseiro. Ele quer se dedicar para fazer sucesso no meio digital, só que ainda precisa de ajuda para gravação e ter seus vídeos publicados.
Aos que trabalham e por vezes reclamam da rotina de obrigações e ficam tristes, inclusive no aspecto pessoal, seu Francisco dá uma dica muito importante:
“Se divirta, cante e dance e seja feliz é isso que eu desejo para quem tem problemas e é triste”.