A intenção da diretoria e do departamento de marketing do América, era fazer da Arena das Dunas o grande ponto de festa e concentração para o confronto que irá definir o acesso para Série C do próximo ano, amanhã, contra o Caxias, no palco que serviu à Copa do Mundo de 2014. Porém, as autoridades de segurança do estado, frustraram a pretensão do clube, orientando que não fossem realizados o treino aberto à torcida hoje e nem a implantação de telões, para que os torcedores que não conseguiram garantir os ingressos, acompanhassem o evento vizinho ao local da partida.
As orientações, no entanto, serão cumpridas apenas em parte. Como não teve a ideia do treino aberto na Arena das Dunas liberado, a alternativa foi abrir as portas do CT para que os torcedores pudessem demostrar toda confiança que nutrem pela equipe, além de mostrar que o nível de confiança na obtenção de um grande resultado está alto. Com esta ação, a comissão técnica alvirrubra pretende colocar os atletas no clima do jogo com bastante antecedência. Os portões da Arena América serão abertos a partir das 9 horas, para o treino que irá fechar o ciclo de preparação visando a decisão.
O América vai entrar em campo amanhã com a obrigação de vencer por dois gols de diferença para conquistar a classificação de forma direta ou, então, vencer por um gol para ter o direito de definir sua sorte dentro do Brasileiro de 2022 através da cobrança de pênaltis. A intenção é atacar os gaúchos desde os primeiros minutos atrás de construir um placar seguro e garantir a festa alvirrubra nas arquibancadas.
Em relação a equipe que deverá mandar a campo, o segredo vem sendo guardado a sete chaves, principalmente depois das liberações do lateral-esquerda Rafael Carioca e do meio-campista Araújo, que voltaram a treinar essa semana depois de se recuperarem de lesões.
Como a partida possui um caráter decisivo, Leandro Sena não pretende arriscar ser forçado a realizar substituições logo no início do jogo, por isso, a tendência é que mesmo sendo considerados titulares, tanto Rafael quanto Araújo fiquem como opção no banco de reservas.