Utilizar a dança como forma de pensar a mobilidade na cidade e também como convite a uma parada no cotidiano para se observar em volta. Essas são algumas das propostas do espetáculo “Paragem – ativações sobre a cidade”, que tem pré-estreia marcada para este domingo, dia 28, às 18h, no espaço Cultural Giradança.
A criação da obra, pela Companhia Giradança, surgiu a partir de um convite do projeto Jornada no Bosque, que tem como objetivo trazer reflexões sobre a mobilidade em Natal de forma lúdica e artística.
Para criar a intervenção, os bailarinos do grupo passaram por intensa experimentação de linguagem sobre o Mapa Gigante da Cidade de Natal. Em “Paragem” o mapa funciona para além de um cenário, sendo elemento provocador sobre nossa relação com os espaços da cidade, em um trabalho que rompe preconceitos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea.
Assinam o roteiro e a direção de arte Alexandre Américo e Maurício Panella. A trilha sonora original é do DJ Tinoc. A pesquisa, montagem e apresentação do espetáculo fazem parte das ações da terceira edição do Programa Museal Jornada no Bosque, que em 2022 tem como tema “Jornada em Movimento”.
O espetáculo é gratuito, mas os ingressos são limitados. Os convites serão disponibilizados no site Sympla nesta quarta-feira (24), ao meio-dia.
O Programa Jornada no Bosque foi aprovado nesta 3ª edição na Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, tem patrocínio da Prefeitura do Natal e conta com o incentivo do Colégio CEI, Arena das Dunas e Sicoob. Conta também com o incentivo do Café Santa Clara. Apoio do Idema, Parque das Dunas, Sebrae-RN, Senai RN, Fecomércio, Sesc RN, STTU. Uma realização do Instituto e Estúdio Casadágua.