Natal inicia neste sábado 3ª dose de reforço para imunossuprimidos

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) inicia neste sábado (20) a aplicação da 3ª dose de reforço (D5) contra a Covid-19 para imunossuprimidos com 18 anos e mais. Para isso, é necessário ter quatro meses de intervalo da 2ª dose de reforço (D4).

A recomendação é preconizada pelo Ministério da Saúde, que destinou doses do imunobiológico de Pfizer para esse público, mas a vacinação também poderá ser feita com Oxford ou Janssen. O imunizante estará disponível em todos os pontos extras a partir deste sábado (20) e nas unidades básicas de saúde (UBS) a partir da segunda-feira (22). Mais informações disponíveis em vacina.natal.rn.gov.br.

São considerados imunussuprimidos: pessoas com imunodeficiência primária grave; que passam por quimioterapia para câncer; transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; usuários de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes com hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.