O prédio do antigo Hospital Municipal de Natal, localizado na Rua Coronel Joaquim Manoel, em Petrópolis, atualmente está funcionando em dose dupla: uma parte abriga a nova Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto, e outra a urgência ortopédica do município. A informação foi dada por funcionários da administração da maternidade, que preferiram não se identificar.
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) confirmou a informação. No entanto, explicou que os serviços são oferecidos de forma totalmente separada. “A urgência ortopédica continua funcionando na entrada lateral, em um anexo, totalmente independente da maternidade”, informou.
Ainda de acordo com a assessoria, tanto a maternidade quanto a urgência possuem administrações distintas. “É outra equipe independente. Outra entrada de acesso, tudo diferente”, disse.
“Se tirar essa urgência daqui a confusão é grande, porque o fluxo de pacientes é muito grande. O Walfredo só atende os casos mais graves. Aí é complicado”, informou um dos funcionários da Araken.
Um mês de mudanças
Há exatamente um mês, os serviços do Hospital Municipal de Natal foram transferidos para o Hospital dos Pescadores, nas Rocas. No prédio esvaziado, foi realocada a Maternidade Dr Araken Irerê Pinto.
Atualmente a unidade conta com 600 profissionais trabalhando diariamente, entre eles funcionários da antiga Araken Pinto, que foram realocados, e servidores do antigo Hospital Municipal – alguns deles não aceitaram a mudança e pediram para sair.
Em março deste ano, quando a informação do fechamento e transferência dos serviços do HMN ainda circulava internamente entre os profissionais da saúde, a categoria realizou um ‘abraçaço’ no prédio.
À época, a SMS Natal desmentiu a informação.