Em sua melhor apresentação na Série D, o América bateu a Jacuipense por 1 a 0, neste domingo, no estádio Eliel Martins, e trouxe na bagagem um bom resultado dentro do mata-mata. No jogo da volta, em Natal, o Alvirrubro necessitará apenas do empate para garantir a passagem para terceira fase. O gol foi marcado pelo zagueiro Édson Silva, no início do primeiro tempo e atuando com inteligência, a equipe soube controlar a situação e garantir o resultado.
Com uniforme azul, o América entrou em campo com o objetivo de segurar os donos da casa e evitar o que ocorreu com a equipe em 2019, quando perdeu a partida de ida e acabou eliminado pela Jacuipense.
Sem se assustar com o ambiente, o América demorou apenas 11 minutos para abrir o placar. Elvinho fez boa jogada pela lado direito da área e cruzou para encontrar o zagueiro Édson Silva livre de marcação, o defensor teve o trabalho apenas de desviar para o fundo da rede.
Bem postado em campo, a defensiva potiguar levava vantagem contra o ataque adversário, que tentava e não conseguia encontrar espaços para conclusões. A atuação alvirrubra estava muito segura e com tranquilidade da defesa, a equipe continuou rondando com algum perigo a área dos donos da casa.
Soberano no gramado, por pouco Wallace Pernambucano não ampliou a vantagem aos 33, quando Iago fez uma boa jogada pela esquerda, se livrou da marcação e bateu cruzado. Para sorte dos baianos, a bola não pegou como o atacante queria e o goleiro Mota conseguiu evitar o pior.
Mesmo atuando como visitante, o time americano mandou no jogo, tanto que o goleiro Bruno teve de intervir apenas em um lance, aos 45 minutos, mandando para escanteio um chute dado da entrada da área.
O segundo tempo atrasou porque os clubes que atuaram toda etapa inicial com os uniformes com tonalidade escura, tiveram de trocar o padrão. Então os donos da casa voltaram para campo com as camisas brancas.
Além do uniforme, os baianos voltaram com outra disposição, pois sabiam que o resultado deixaria a equipe numa situação muito complicada para lutar pela classificação. Embora precavidos, os potiguares não recuaram a ponto de entregar o controle da situação para o adversário. Sempre que encontrava espaços, chegava na frene a assustava.
Sem muito sucesso nas jogadas com a bola rolando, a Jacuioense assustou mesmo num lance de bola parada. Após a cobrança de falta, o zaagueirão Wesley subiu mais que todo mundo, cabeceou para o chão, mas viu a bola subir demais e encobrir o travessão.
Na metade do segundo tempo, o estreante Lúcio Maranhão, depois de um contragolpe rápido, tabelou com Iago e bateu para boa defesa de Mota.
Vencida a barreira dos 35 minutos, Leandro Sena resolveu mexer na equipe visando garantir o resultado. Uma vez que os baianos estavam em busca do gol de empate e conseguindo armar alguns lances de perigo. Mas o América conseguiu obter o sucesso e trouxe para Natal um excelente resultado.