Foto: Foto: Reprodução/Met Office
Em 2020, dois meteorologistas do Reino Unido fizeram uma projeção para estimar qual seria a previsão o tempo dali a trinta anos, em 2050. Para isso, os profissionais da agência oficial de previsão do tempo Met Office se dedicaram a analisar modelos climáticos de super longo alcance.
Na época, os gráficos indicavam que não se tratava de uma previsão real. “Exemplos de clima plausível com base em projeções climáticas”, aparece escrito no canto superior direito da previsão fictícia. No entanto, na próxima segunda-feira (18), a estimativa pode se confirmar com um adiantamento de 28 anos.
Quem observou a semelhança foi Simon Lee, cientista atmosférico da Universidade Columbia, em Nova York. “Em 2020, o Met Office produziu uma previsão meteorológica hipotética para 23 de julho de 2050 com base nas projeções climáticas do Reino Unido. Hoje, a previsão para terça-feira é surpreendentemente quase idêntica para grande parte do país”, escreveu em sua conta do Twitter.
A estimativa para a próxima semana é inédita, com máximas de 10 a 15 graus mais quentes do que o normal. Ate então, a temperatura mais alta registrada no país foi 38,7ºC, no Jardim Botânico de Cambridge, em 2019.
g1