Seap fiscaliza unidades prisionais após casos de troca de mensagens ilícitas

Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) informou que realizou na manhã desta sexta-feira (15), em todas as 21 unidades prisionais do Rio Grande do Norte, a Operação Dominus, em razão dos casos recentes envolvendo a troca de mensagens ilícitas entre advogados e internos.

De acordo com o Secretário, Pedro Florêncio, a Operação Dominus é um desdobramento da Operação Cadeiras, que foi deflagrada pelo Ministério Público e prendeu três advogados suspeitos de envolvimento com facções criminosas.

“A finalidade da Operação é que a gente possa impedir qualquer ação delituosa dentro das grades. Ou seja, verificar se está havendo violação da estrutura, das celas, verificar se tem objetos ilícitos, impedir e prevenir para que não aja eventos críticos,” disse o Secretário.

O nome da operação, Dominus, significa o senhor que domina. Para o Secretário, o senhor que domina, neste caso, é o Estado, que comanda o sistema prisional.

Pedro Florêncio informou ainda que a operação deve continuar durante toda a semana e em todas as unidades do Estado. Conta com o apoio de cerca de 200 policiais penais e é deflagrada em parceria com o Ministério Público, a Secretaria de segurança e a Polícia Miliar.