Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que a intenção de consumo das famílias cresceu durante o mês de junho, se comparada ao mesmo período do ano passado.
indicador apresentou crescimento em todos os meses de 2022, alcançando 80,2 pontos no mês de junho, um avanço de 10,1% no primeiro semestre do ano.
Para Emanuel Nunes, professor e doutor em economia, a geração de empregos é o principal fator responsável por essa realidade. “Um dos motivos que leva a essa reação das famílias com relação ao consumo é a atração da economia que passou a ter um impulso positivo ultimamente. Para se ter uma ideia os níveis de desemprego chegaram a baixar. Mesmo que sejam empregos temporários o país criou oportunidades que faz com que a renda da população aumente e as pessoas passam a consumir mais”, destaca Emanuel.
Segundo o especialista a tendência em um momento de crise e posteriormente numa retomada econômica é de realocar inicialmente pessoas com níveis de instrução menor do que aquelas de instrução maior, visto que os trabalhadores de maior instrução tem um nível salarial mais alto, tem mais qualificação e as oportunidades são mais escassas. Desta forma as pessoas de nível médio e baixo terão mais oportunidades nos próximos meses.