Operação Luz na Infância 9 prende um homem em flagrante e apreende aparelhos eletrônicos supostamente utilizados na prática de crimes sexuais contra crianças e adolescente

Nesta quinta-feira (30), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte apresentou os resultados da Operação ‘Luz na Infância 9’, que tem como objetivo combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

A ação faz parte de uma mobilização nacional e foi articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Na Operação Luz na Infância 9, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) e da 92ª Delegacia de Polícia (DP de Currais Novos), realizou buscas e apreensões no Estado.

O mandado de busca e apreensão cumprido no Centro de Natal, resultou na prisão em flagrante de um homem de 36 anos, pela suspeita da prática do crime de adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.

Também ao longo da diligência, dois notebook e um aparelho celular foram apreendidos.

Outro mandado de buca e apreensão foi executado em Currais Novos. Foram apreendidos produtos eletrônicos supostamente utilizados na prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, sendo: três notebooks, três HDs externos, pen drives e aparelhos celulares.

Duas pessoas residentes no imóvel onde o material foi encontrado foram conduzidas até a delegacia para prestar esclarecimentos. Não houve autuação em flagrante delito.

 

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 13 estados do Brasil e em mais seis países: Argentina, Estados Unidos, Costa Rica, Paraguai, Panamá e Equador.

Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI).

 

Operação “Luz na Infância 9”

A operação faz parte de uma mobilização internacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país e na Argentina, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Panamá e Paraguai.

Em suas oito edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2021, a operação cumpriu mais de 1.600 mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 760 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação.

 

Resultados das operações anteriores

  • Luz na Infância 1: 20 de outubro de 2017. Foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Foram presas 108 pessoas.

 

  • Luz na Infância 2: 17 de maio de 2018. As Polícias Civis dos Estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas.

 

  • Luz na Infância 3: 22 de novembro de 2018. Operação deflagrada no Brasil e na Argentina com o cumprimento de 110 mandados de busca, resultando na prisão de 46 pessoas.

 

  • Luz na Infância 4: 28 de março de 2019. Operação deflagrada em 26 estados e no Distrito Federal resultou no cumprimento de 266 mandados e 141 pessoas presas.

 

  • Luz na Infância 5: 04 de setembro de 2019. Operação deflagrada em 14 estados e do Distrito Federal, além dos Estados Unidos, Paraguai, Chile, Panamá, Equador e El Salvador. A ação resultou no cumprimento de 105 mandados e 51 pessoas presas.

 

  • Luz na Infância 6: 18 de fevereiro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Colômbia, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 112 mandados de busca e apreensão.

 

  • Luz na Infância 7: 06 de novembro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 136 mandados de busca e apreensão.

 

  • Luz na Infância 8: 09 de junho de 2021. Operação envolveu policiais civis de 18 estados, além dos Estados Unidos, Equador, Argentina, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 176 mandados de busca e apreensão.