A assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou nesta quarta-feira (15) que parte dos jornalistas credenciados para cobrir a visita do ex-presidente a Natal não terá a entrada autorizada no Centro de Convenções durante a visita do petista à Feira Nordestina de Agricultura Familiar, que ocorre no local.
De acordo com a assessoria de Lula, apenas fotógrafos e cinegrafistas profissionais poderão acompanhar a visita, que está programada para ocorrer por volta das 14h desta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi. Os demais, como repórteres de emissoras de rádio e televisão, podem ficar do lado de fora.
“Por questões de espaço e segurança, só cinegrafistas e fotógrafos profissionais terão acesso ao interior da Feira de Agricultura Familiar no momento da visita do Lula. O ex-presidente não dará entrevista no local, nem falará com ninguém da imprensa”, informou a assessoria, em comunicado à imprensa.
A Feira Nordestina de Agricultura Familiar é aberta ao público com entrada gratuita. Como o comunicado cita que apenas fotógrafos e cinegrafistas terão acesso à visita, não ficou claro se, neste caso, a visitação do público em geral será suspensa durante a passagem do ex-presidente pelo local.
Se a visitação permanecer normal, neste caso jornalistas podem circular na área destinada ao público comum, mas não poderão se aproximar do ex-presidente.
No site oficial da feira, inscrições ainda podem ser realizadas para eventos que ocorrerão durante todo o dia.
Arena das Dunas
Além de visitar o Centro de Convenções, Lula também vai participar, durante a visita a Natal, de um ato público na Arena das Dunas. Neste caso, a entrada dos jornalistas está autorizada, mas não há garantia de que o ex-presidente dará entrevista coletiva ou terá contato próximo com a imprensa.
Encontro com governadores
Também está na agenda de Lula um encontro com governadores do Nordeste. A expectativa é que, além da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), estejam em Natal todos os outros oito governadores da região.
Este evento, segundo a assessoria de Lula, será a portas fechadas. “A imprensa não terá acesso ao local”, informa.