Mesmo com estoque estável, Hemonorte convoca doadores de sangue

Nesta terça-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em Natal, o Hemonorte está convocando doadores de todos os tipos. A unidade explicou que apesar de o estoque estar estável, o tipo sanguíneo O Negativo encontra-se em ‘nível crítico’.

De acordo com informações repassadas pela unidade, sem as doações, o fornecimento para a rede hospitalar pode ficar comprometido.

O Hemomorte trabalha com uma demanda diária de cerca de 800 bolsas por dia. Atualmente, o número de bolsas com sangue 0- está bem inferior a estes números.

Desta forma, a unidade pede doações com urgência. Com o objetivo de incentivar o gesto solidário, a unidade oferecerá na próxima terça-feira, 14,  uma programação especial aos doadores, com apresentação musical, comidas típicas e muitos brindes aos voluntários.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem o exame, não ter tomado a vacina contra a gripe nas últimas 48 horas e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

Pessoas de 16 e 17 anos, podem doar acompanhadas de um responsável legal.

Os intervalos entre uma doação e outra são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres, com o máximo de quatro doações ao ano para o público masculino e três doações anuais para mulheres.

Endereço

O Hemonorte fica na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, no bairro Tirol. O local funciona das 7h às 18h, de segunda a sábado. A doação pode ser agendada através do 3232 6733. Para mais informações, acessar o site hemonorte.rn.gov.br.

Maior doador de sangue do mundo é potiguar

Paulo doou sangue pela 338ª vez semana passada – Foto: Arquivo Pessoal

O servidor público, Paulo Neris, de 56 anos, é considerado o maior doador de sangue do mundo. O potiguar, vai completar em agosto de 2022, 38 anos de doação de sangue. Na última quinta-feira (9), Paulo realizou a sua doação de número 338.

Com mais de 1000 vidas salvas a partir do gesto solidário, Paulo relembra que iniciou a prática voluntária nos anos 80, seguindo os exemplos do pai.

“Comecei a doar sangue em 1984, baseado no exemplo do meu pai, que era um grande doador. O mais importante para mim, além de ser o maior doador de sangue do planeta e que me motivou ao voluntariado, foi a certeza de estar salvando vidas, tanto é que nunca doei para ninguém da minha família”, contou Paulo ao NOVO NOTÍCIAS.

O servidor também relatou que além da doação individual, ele tenta há quase 20 anos, incentivar a cultura de doação voluntária de sangue. Desta forma, ele resolveu criar a Associação dos Doadores de Sangue e Medula Óssea do Rio Grande do Norte (ADOSAN).“Dentre esses anos, resolvi em 2004 criar esta associação dos doares, para buscarmos incentivar mais ainda a doação em comunidade. Atualmente, nós somos mais de 32 mil doadores de sangue em todo estado”, afirmou.

Nesta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Natal (CMN), realizará uma solenidade alusiva ao Dia Mundial de Doação de Sangue.

Na ocasião, 45 doares de sangue serão homenageados pela Casa Legislativa.