A Prefeitura de Parnamirim entregou nesta sexta-feira (3) a sede da Guarda Municipal da cidade. O prédio público vai abrigar, a partir de agora, o comando do órgão responsável pela defesa social do município, que conta hoje com 115 servidores.
A sede da Guarda Municipal de Parnamirim foi construída no bairro de Santos Reis. O local foi escolhido com o objetivo de que o órgão municipal estivesse na região mais central da cidade. A solenidade de inauguração foi feita com a presença da banda de música da Polícia Militar e do sexteto da Fundação Parnamirim de Cultura.
O coronel Marcondes Pinheiro, titular da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), explicou que uma emenda parlamentar do deputado Benes Leocádio foi responsável pela aquisição de viaturas.
Além disso, ele falou da parceria com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que formou 15 servidores da Guarda Municipal para ações de proteção ao meio ambiente. Ele também anunciou processo para formar agentes para uma patrulha Maria da Penha na cidade, focada no combate de casos de violência doméstica.
Além da nova sede, localizada em Santos Reis, 6 viaturas e 12 motocicletas foram entregues à Guarda Municipal para promover segurança à população parnamirinense. As viaturas, modelo Renault Duster, de transmissão automática, são adaptadas à condução de suspeitos com total segurança aos servidores em atividade. As motocicletas são modelo Honda XRE, 300 cilindradas, e serão destinadas à ronda escolar.
Seis motocicletas foram doadas, na última quinta-feira (03), pela Câmara de Vereadores de Parnamirim. A doação é fruto do Projeto de Lei nº 281/2021, aprovado por todos os vereadores, e sancionado pelo prefeito no final do ano passado, passando a ser a Lei 2.205/2021. Essa lei representa uma conquista relevante para a segurança do município.
O prefeito Rosano Taveira avalia que a estrutura da Guarda Municipal reforça as atividades de segurança pública em Parnamirim. Ele também anunciou que o plano de cargos da Guarda Municipal deve ser implantado pela gestão municipal.
“A população espera muito dos nossos guardas e nós, da gestão pública, também esperamos. Nossa determinação é que cada agente atenda as ocorrências como gostaria de ser atendido”, disse.