O cidadão que busca os serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) ganha uma nova ferramenta na internet, que fornece mais comodidade e praticidade para atender a sua demanda. A ferramenta é o portal de serviços online lançado pela direção do Detran nesta segunda-feira (9), e que já se encontra à disposição do cidadão, bastando ir ao endereço: portal.detran.rn.gov.br ou entrar no site oficial do órgão e acessar o botão “Portal de Serviços”.
A medida pretende modernizar e ampliar o acesso do cidadão aos serviços online da autarquia de trânsito. Utilizando o portal de serviços pelo computador ou pelo smartphone, o cidadão pode acessar a página e ter acesso rápido a registro de veículos, habilitação de condutores, infrações, leilões de veículos, protocolo administrativo e informações sobre as unidades do órgão em todo o Estado.
O portal de serviços consta de seis botões principais localizados na parte superior da página. Esses botões apontam para assuntos específicos daquela coordenação, sendo “Veículos”, “Habilitação”, “Leilão”, “Infração”, “Protocolo” e “Informações”. Um exemplo é que, ao clicar em “Veículos”, abre de imediato a relação de serviços oferecidos no portal, como: Intenção de Venda ATPV-e; Acompanhamento ATPV-e; Agendamento de Serviços; CRLV Digital; Comunicado de Venda; Consulta de Veículo; Consulta ao SNG; Consulta Registro de Contrato; Escolha de Placas; Débitos/Multas; Primeiro Emplacamento; Transferência de Propriedade; e Licenciamento Anual.
Já no botão “Habilitação” é possível ter acesso aos serviços de CNH Digital; Primeira Habilitação; Renovação de CNH; CNH Definitiva; 2ª Via de CNH; 2ª Via de CNH/Alteração de Dados; Mudança de Categoria; Adição de Categoria; CNH Popular; Permissão Internacional para Dirigir; Consulta Pontuação de CNH; Emitir Nada Consta; Registro de CNH Estrangeira; e Reinício de Processo.
Outra funcionalidade importante é a aba “Infrações”, que disponibiliza a opção do usuário realizar, via portal de serviço, as apresentações de recursos ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), ao setor de Defesa Prévia, a JARI, como também indicar o condutor infrator e até consultar o seu processo no protocolo via SEI, sendo ainda possível no botão “Protocolo” a solicitação online de devolução de valor/pagamento em duplicidade; prescrição e isenção de taxa de multa, denúncia de suspeita de clonagem; cancelamento da PID; cartão de estacionamento; credenciamento de autoescola; alteração de endereço, telefone ou e-mail; e credenciamento de instrutores.
Com informações da Tribuna do Norte