CAMBRIDGE, EUA — Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um dessalinizador portátil, que também é capaz de remover partículas da água, tornando-a própria para o consumo. Pesando menos de 10 kg, a peça tem o tamanho de uma mala de viagem média e necessita de menos energia para funcionar do que o suficiente para recarregar um aparelho celular.
O instrumento, inclusive, já está disponível para venda na internet, por cerca de US$ 50 (ou R$ 254). A ferramenta é acompanhada de um pequeno painel solar portátil, que também é capaz de alimentar a máquina.
A água resultante do processo é potável, inclusive excedendo os padrões de qualidade estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o funcionamento da máquina é bem simples: um dispositivo “amigável” que funciona com o apertar de apenas um botão. Ao contrário de outras unidades portáteis de dessalinização, que exigem que a água passe por filtros, o novo dispositivo utiliza energia elétrica para remover partículas da água.